SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1IS (NOT) THE TEACHER AN EDUCATOR? CONFLICTS FOR THE TEACHER IDENTITY IN THE FOURTH CENTURY OF “PEDAGOGY OF THE OPPRESSED”THE CENTRALITY OF THE ROLE OF HIGH SCHOOL TEACHERS IN THE RECONFIGURATION OF CURRICULUM AND PROFESSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CONCEICAO, Sheilla Silva; SCHNEIDER, Henrique  and  SOEIRA, Elaine dos Reis. PEDAGOGIA FREIRIANA: O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.204-229.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p204-229.

O artigo objetiva refletir sobre a obra de Paulo Freire: “Pedagogia do Oprimido”, correlacionando-a às discussões sobre currículo e prática pedagógica, a partir da análise acerca da política educacional pautada na constituição do currículo enquanto defesa da integração do conhecimento científico e da experiência. Para tanto, entende-se as práticas pedagógicas articuladas a processos de aprendizagem que valorizem e colaborem para a emancipação do indivíduo. Para a construção desse texto realizou-se a leitura reflexiva da obra de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido (1968) e de autores que agregam valor ao seu pensamento e método de ensino, bem como apresenta um esboço das discussões feitas na disciplina de Currículo do Programa de Pós-Graduação, além de um relato de experiência da prática pedagógica por meio de temas de interesse trabalhados na disciplina Educação a Distância, numa turma do curso de Pedagogia. Diante das reflexões e proposições, infere-se que as concepções e práticas pedagógicas que se considerem emancipadoras são aquelas apropriadas por gestores da educação, professores, alunos e comunidade em geral numa relação dialógica com perspectivas libertadoras. Enfatiza-se, ainda, por meio do relato de experiencia aqui apresentado, que o currículo articulado a temas de investigação agrega valor significativo ao processo de aprender. E, por isso, vale destacar, o quão atuais e fundamentais são as considerações de Paulo Freire na Educação.

Keywords : Pedagogia do oprimido; Política educacional; Currículo; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )