SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1FREIRIAN PEDAGOGY: THE CURRICULUM AND THE PEDAGOGICAL PRACTICE IN THE LEARNING PROCESSOPEN EDUCATIONAL RESOURCES (OER) WITH RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION (RRI) FOR THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN EDUCATIONAL POLICIES: THE CASE OF THE PROFESSIONAL MASTER IN MANAGEMENT AND ASSESSMENT OF PUBLIC EDUCATION AT THE JUIZ DE FORA FEDERAL UNIVERSITY (UFJF) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. A CENTRALIDADE DO PAPEL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA RECONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO E DA PROFISSÃO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.230-255.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p230-255.

Este texto visa compreender como os professores do Ensino Médio concebem a profissão docente, a partir de seu papel na (re)configuração do currículo escolar. As análises são decorrentes de uma pesquisa sobre a centralidade do papel dos professores no trabalho com jovens de uma escola de Ensino Médio na periferia do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários aos professores da escola (69) e aos alunos do 3º ano do Ensino Médio (341), da realização de entrevistas com gestores (4) e professores indicados pelos alunos (4), além de observação das aulas (60 horas). Compreende-se que as concepções dos professores sobre os objetivos do Ensino Médio direcionam as escolhas curriculares, orientam as práticas pedagógicas e (re)configuram a própria profissão. Identificam-se professores com novas abordagens curriculares que adotam uma prática reflexiva e contextualizada. Esses docentes rompem com o ciclo de repetições curriculares, construindo uma nova cultura de ensino marcada por uma concepção profissional da docência e por um papel motivador do professor. O texto estrutura-se sobre quatro eixos: entre os objetivos da escola e a cultura do ensino; O que ensinar? Da seleção dos conteúdos à contextualização da aprendizagem; a influência da formação e da experiência sobre o exercício da docência; o “jogo de concepções” entre professores de Ensino Médio. Conclui-se que o professor é um grande artífice da construção curricular que se materializa nas escolas. Daí a importância de se construir o currículo com a escola e seus sujeitos e não para a escola.

Keywords : Profissão docente; Ensino Médio; Currículo; Concepções.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )