SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1PEDAGOGIA FREIRIANA: O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEMRECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COM PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS (RRI) PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: O CASO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. A CENTRALIDADE DO PAPEL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA RECONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO E DA PROFISSÃO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.230-255.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p230-255.

Este texto visa compreender como os professores do Ensino Médio concebem a profissão docente, a partir de seu papel na (re)configuração do currículo escolar. As análises são decorrentes de uma pesquisa sobre a centralidade do papel dos professores no trabalho com jovens de uma escola de Ensino Médio na periferia do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários aos professores da escola (69) e aos alunos do 3º ano do Ensino Médio (341), da realização de entrevistas com gestores (4) e professores indicados pelos alunos (4), além de observação das aulas (60 horas). Compreende-se que as concepções dos professores sobre os objetivos do Ensino Médio direcionam as escolhas curriculares, orientam as práticas pedagógicas e (re)configuram a própria profissão. Identificam-se professores com novas abordagens curriculares que adotam uma prática reflexiva e contextualizada. Esses docentes rompem com o ciclo de repetições curriculares, construindo uma nova cultura de ensino marcada por uma concepção profissional da docência e por um papel motivador do professor. O texto estrutura-se sobre quatro eixos: entre os objetivos da escola e a cultura do ensino; O que ensinar? Da seleção dos conteúdos à contextualização da aprendizagem; a influência da formação e da experiência sobre o exercício da docência; o “jogo de concepções” entre professores de Ensino Médio. Conclui-se que o professor é um grande artífice da construção curricular que se materializa nas escolas. Daí a importância de se construir o currículo com a escola e seus sujeitos e não para a escola.

Palabras clave : Profissão docente; Ensino Médio; Currículo; Concepções.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )