SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2COMPETENCIAS DE LOS PROFESORES PARA EL SIGLO XXI: UN ENFOQUE METODOLÓGICO MISTA DE INVESTIGACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ZUNIGA MOSQUERA, Óscar Emerson. (F) JOGOS DA LINGUAGEM PARA UM POVO DO CAMPO: POR UMA ERRÂNCIA DA AGROECOLOGIA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.319-343.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p319-343.

Este artigo trata de uma reflexão ético-política que problematiza a forma em que a noção de povo é trabalhada no interior de dois campos/movimentos que se articulam epistemológica e politicamente: Agroecologia e Educação do Campo. O deslocamento para o campo dos estudos culturais leva-nos a extrair possíveis consequências para os processos de (trans)formação humana na educação do/no campo e na agroecopedagogia. De tal forma, enveredamos por uma problematização transversal da noção de povo, que constitui o horizonte fundante dos movimento mencionados. Para tal fim, fazemos uso de categorias desenvolvidas pelo pensador argentino Ernesto Laclau. Nossa arguição é uma tentativa de estabelecer um diálogo entre a epistemologia da educação popular conectada com a dimensão ontológica para desnaturalizar as identidades e os limites transformadores que são outorgadas às identidades emancipatórias. Assim, ao privilegiar uma ontologia política da estrutura social como constituída por relações de poder, podemos enviesar a questão da contra-hegemonia tanto para a Agroecologia como para a Educação do Campo por dois caminhos, um da produção e outro da não-produção, recuperando assim um certo sentido do pensamento utópico; esta discussão sobre o vazio da realidade, da totalidade, das demandas e do sujeito, possibilita uma educação contra-hegemônica não necessariamente vinculada a uma emancipação imanente seja do sujeito ou do meio, mas pela constituição dos discursos atrelados a um cuidado de si, no qual uma formação transdisciplinar sustentada nas inquietações espirituais são uma demanda para a formação nos cursos de Agroecologia e de Educação do Campo.

Palabras clave : Currículo; Estudos Culturais; Formação Docente; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )