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Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PEDRO, Ana  and  MATOS, João Filipe. COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.344-364.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p344-364.

Tendo-se teoricamente debruçado sobre o conceito de competência, esta investigação procurou identificar quais as competências técnico-pedagógicas do século XXI necessárias a um professor do ensino básico. No campo empírico, adotou-se uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir de um paradigma pragmático, tendo sido recolhidos dados quantitativos, através da aplicação da escala de perceção de competências docentes para o século XXI a 2688 professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico português, e dados qualitativos, realizando entrevistas a cinco stakeholders do sistema educativo português. Os resultados obtidos, em ambas as recolhas, foram posteriormente cruzados, dando origem a uma proposta de referencial de competências para o século XXI para professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico português, composto por 37 competências, organizadas em quatro dimensões (pedagógica, profissional, tecnológica e de relações interpessoais e institucionais). A partir destes dados procurou-se refletir sobre as implicações do referencial de competências para o séc. XXI no desenvolvimento profissional docente.

Keywords : Competências docentes; Competências para o séc. XXI; Desenvolvimento profissional docente.

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