SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2MANAGEMENT FOR COMPETENCE IN THE FIELD OF THE FEDERAL INSTITUTE OF BRASILIA: CHALLENGES IN IMPLEMENTATIONILLUMINIST MENTALITY AND SEDICATION OF THE BACHELOR IN RIGHT IN BRAZIL OF THE 19TH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CIERVO, Tassia Joana Rodrigues  and  SILVA, Roberto Rafael Dias da. A CENTRALIDADE DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.382-401.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p382-401.

O presente artigo objetiva mapear as contribuições teóricas sociais contemporâneas dos estudos sobre neoliberalismo e capitalismo emocional para o entendimento das políticas curriculares, especificamente no que se refere à ênfase nas competências socioemocionais. Nesse sentido, a partir de um alinhamento com a perspectiva dos Estudos Curriculares, serão problematizados os elementos instituintes desse cenário contemporâneo em sua interface com as propostas de inovação curricular que engendram a inclusão das emoções no trabalho pedagógico. Através de análise documental, a aproximação com o campo empírico será orientada pelos conceitos de competência e individualização, entendidos como conceitos que, com maior ou menor intensidade, articulam a escola aos imperativos econômicos advindos do mundo do trabalho. A racionalidade econômica vigente ao engendrar modos de subjetivação específicos faz uso da emocionalidade com vistas a intensificar a produtividade dos indivíduos e fomentar a constituição subjetiva de “empresários de si”. Em linhas gerais, pode-se afirmar que os debates acerca da seleção dos conhecimentos escolares são reposicionados no interior dessa gramática formativa.

Keywords : Currículo; Competências socioemocionais; Capitalismo emocional; Políticas curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )