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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CIERVO, Tassia Joana Rodrigues  e  SILVA, Roberto Rafael Dias da. A CENTRALIDADE DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.382-401.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p382-401.

O presente artigo objetiva mapear as contribuições teóricas sociais contemporâneas dos estudos sobre neoliberalismo e capitalismo emocional para o entendimento das políticas curriculares, especificamente no que se refere à ênfase nas competências socioemocionais. Nesse sentido, a partir de um alinhamento com a perspectiva dos Estudos Curriculares, serão problematizados os elementos instituintes desse cenário contemporâneo em sua interface com as propostas de inovação curricular que engendram a inclusão das emoções no trabalho pedagógico. Através de análise documental, a aproximação com o campo empírico será orientada pelos conceitos de competência e individualização, entendidos como conceitos que, com maior ou menor intensidade, articulam a escola aos imperativos econômicos advindos do mundo do trabalho. A racionalidade econômica vigente ao engendrar modos de subjetivação específicos faz uso da emocionalidade com vistas a intensificar a produtividade dos indivíduos e fomentar a constituição subjetiva de “empresários de si”. Em linhas gerais, pode-se afirmar que os debates acerca da seleção dos conhecimentos escolares são reposicionados no interior dessa gramática formativa.

Palavras-chave : Currículo; Competências socioemocionais; Capitalismo emocional; Políticas curriculares.

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