SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA CENTRALIDAD DE LAS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONALES EN LAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÁNEAS EN BRASILLA FORMACIÓN EN PSICOLOGÍA: ANALISIS CURRICULAR DE CARRERAS DE GRADO EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PLATT, Adreana Dulcina; FERNANDES, Frederico Augusto Garcia  y  BALTHAZAR, Ubaldo Cesar. MENTALIDADE ILUMINISTA E SEDIÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO NO BRASIL DO SÉCULO XIX. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.402-418.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p402-418.

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa científica cujo propósito foi o de contribuir com os debates referentes às bases que orientam a lógica curricular universitária do bacharel em Direito no Brasil, no fim do século XIX. O estudo se preocupou em descrever a racionalidade formativa curricular desses acadêmicos e sua relação com os elementos determinantes que culminam com a Proclamação da República de 1889, procurando os elementos sediciosos que as aliançam. Os dados analisados no currículo das Academias de Direito do Recife e de São Paulo demonstram que o “espírito revolucionário” dos bacharéis não possui determinado lastro insurgente no curso nem em sua formação em si, mas em práticas críticas ao modelo de estado que se operam revestidas de autodidatismo e aplicadas nas iniciativas de estudos privados em literaturas europeias dos intelectuais acadêmicos que dela faziam parte, como Castro Alves, Joaquim Nabuco, Sílvio Romero, Rui Barbosa, Tobias Barreto, entre outros.

Palabras clave : Universidade; Currículo; Iluminismo; Sedição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )