SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2EL DERECHO A LA EDUCACIÓN EN LAS ORIENTACIONES CURRICULARES DE UN MUNICIPIO PAULISTA: LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORESDISCURSOS DE GÉNERO, CUERPO Y SEXUALIDAD EN EL COLEGIO DE APLICACIÓN DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE SERGIPE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KUHN, Martin; CALLAI, Helena Copetti  y  TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz. PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.472-491.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p472-491.

O ensino dos Estudos Sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental é a temática deste texto. Por que ensinamos Estudos Sociais nos anos iniciais da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar? Como se produziu o ensino dos Estudos Sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais da Educação Básica. É uma reflexão com caráter ensaístico permeada pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores. Antecipamos que a disposição curricular dos conteúdos dos Estudos Sociais está organizada tomando como referência os pressupostos epistêmicos dos círculos concêntricos, ou seja, do mais próximo e do mais imediato para o mais distante e abstrato ou do mais simples para o mais complexo.

Palabras clave : Círculos concêntricos; Epistemologia; Estudos Sociais; Anos Iniciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )