SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE UM MUNICÍPIO PAULISTA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESDISCURSOS DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

KUHN, Martin; CALLAI, Helena Copetti  e  TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz. PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.472-491.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p472-491.

O ensino dos Estudos Sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental é a temática deste texto. Por que ensinamos Estudos Sociais nos anos iniciais da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar? Como se produziu o ensino dos Estudos Sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais da Educação Básica. É uma reflexão com caráter ensaístico permeada pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores. Antecipamos que a disposição curricular dos conteúdos dos Estudos Sociais está organizada tomando como referência os pressupostos epistêmicos dos círculos concêntricos, ou seja, do mais próximo e do mais imediato para o mais distante e abstrato ou do mais simples para o mais complexo.

Palavras-chave : Círculos concêntricos; Epistemologia; Estudos Sociais; Anos Iniciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )