SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES Y LA EDUCACIÓN INFANTIL: QUÉ DICEN LOS EGRESADOS DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA UFMG QUE SE GRADUARON EN LOS AÑOS 2011 Y 2012CULTURAS DIARIAS EN LA INTERRELACIÓN DE LA CIUDAD CON LA UNIVERSIDAD DEL ESTADO DE RIO DE JANEIRO - UERJ, A LA LUZ DEL EXTRAORDINARIO DOCUMENTAL DE BASURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LACERDA; TELES, Roxana Braga de Andrade  y  OMENA, Cristhiane Maria Bazílio de. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÃO DO PRECEPTOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.574-591.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p574-591.

O Sistema de Saúde, no Brasil, passa por transformações nos âmbitos estrutural e político. Por conseguinte, a formação dos profissionais de saúde torna-se primordial para a implementação da reestruturação do modelo de atenção contra-hegemônico ao modelo clínico. Este ostenta novas formas de gerir e cuidar em saúde, com uma aproximação efetiva à população e ressignificará a formação de recursos humanos na saúde. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas interdisciplinares no ambiente hospitalar. Em um estudo descritivo e quali-quantitativo, utilizou-se a entrevista semiestruturada com 24 preceptores de um Hospital Universitário no interior do Estado de Pernambuco-PE, dos cursos de Graduação em Enfermagem, Fisioterapia ou Nutrição, no período de fevereiro a outubro de 2017. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática, sendo extraídas cinco categorias que foram interpretadas à luz da literatura, a saber: atuação do preceptor em saúde no processo de preceptoria hospitalar; percepção do preceptor sobre práticas interdisciplinares e multidisciplinares no processo de ensino-aprendizagem; ações desenvolvidas pelo preceptor de ensino na perspectiva interdisciplinar; dificuldades e oportunidades da preceptoria hospitalar na visão do preceptor de ensino em saúde; e sugestões de melhorias apontadas pelo preceptor de ensino em saúde para o processo de ensino-aprendizagem. A análise dessas categorias mostrou que a maioria dos preceptores atuam empiricamente, sem uma formação específica para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a compreensão desses saberes é imprescindível à construção de ações que respondam às necessidades pedagógicas desses preceptores no processo de formação de novos profissionais.

Palabras clave : Preceptoria; Educação Permanente; Ensino em Serviço; Aprendizagem; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )