SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2SUPERVISED INTERNSHIP: PERCEPTIONS OF THE PRECEPTOR ABOUT THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN A TEACHING HOSPITALDISTANCE EDUCATION AND CURRICULUM: HYPERTEXT AS A PERSPECTIVE OF FLEXIBILITY AND PEDAGOGICAL DESIGN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary  and  SANTOS, Edméa. CULTURAS COTIDIANAS NA INTER-RELAÇÃO DA CIDADE COM A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ À LUZ DO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.592-615.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p592-615.

Neste artigo, as autoras discutem as culturas cotidianas, na inter-relação da cidade com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em tempos de cibercultura e mobilidade ubíqua, percorrendo e cartografando saberes, fazeres e poderes, tecidos e compartilhados pelos praticantes culturais, nas redes educativas. Mediante a apresentação de atos de currículo, deixam em evidência o movimento #UerjResiste, de onde emergem formas narrativas em diferentes materialidades discursivas sobre a crise por que passa a Universidade. Esses discursos constituem o eco linguístico entre o poder e o saber, enquanto a fala, com seu caráter subjetivo, encarna e propaga uma prática de resistência à objetivação discursiva. Nesse contexto, procuram compreender as principais características dessas redes ao serem tecidas com outros tantos cotidianos em que vivem esses sujeitos, estabelecendo o diálogo com o filme “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar como o melhor documentário brasileiro, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz, junto a catadores de materiais recicláveis, no lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

Keywords : Cidade e cotidianos escolares; Atos de currículo; Multirreferencialidade; Políticas de resistência; #UerjResiste.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )