SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2PRACTICA TUTELADA: PERCEPCIÓN DEL PRECEPTOR SOBRE El PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN UN HOSPITAL DE ENSEÑANZAEDUCACIÓN A DISTANCIA Y CURRÍCULO: HIPERTEXTO COMO PERSPECTIVA DE FLEXIBILIDAD Y DE DISEÑO PEDAGÓGICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary  y  SANTOS, Edméa. CULTURAS COTIDIANAS NA INTER-RELAÇÃO DA CIDADE COM A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ À LUZ DO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.592-615.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p592-615.

Neste artigo, as autoras discutem as culturas cotidianas, na inter-relação da cidade com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em tempos de cibercultura e mobilidade ubíqua, percorrendo e cartografando saberes, fazeres e poderes, tecidos e compartilhados pelos praticantes culturais, nas redes educativas. Mediante a apresentação de atos de currículo, deixam em evidência o movimento #UerjResiste, de onde emergem formas narrativas em diferentes materialidades discursivas sobre a crise por que passa a Universidade. Esses discursos constituem o eco linguístico entre o poder e o saber, enquanto a fala, com seu caráter subjetivo, encarna e propaga uma prática de resistência à objetivação discursiva. Nesse contexto, procuram compreender as principais características dessas redes ao serem tecidas com outros tantos cotidianos em que vivem esses sujeitos, estabelecendo o diálogo com o filme “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar como o melhor documentário brasileiro, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz, junto a catadores de materiais recicláveis, no lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

Palabras clave : Cidade e cotidianos escolares; Atos de currículo; Multirreferencialidade; Políticas de resistência; #UerjResiste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )