SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2CULTURAS DIARIAS EN LA INTERRELACIÓN DE LA CIUDAD CON LA UNIVERSIDAD DEL ESTADO DE RIO DE JANEIRO - UERJ, A LA LUZ DEL EXTRAORDINARIO DOCUMENTAL DE BASURAENSEÑANZA HÍBRIDA Y MULTIMODALIDAD EN CONTEXTOS EDUCATIVOS GAMIFICADOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SALES, Mary Valda Souza  y  NONATO, Emanuel do Rosário SANTOS. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CURRÍCULO: HIPERTEXTO COMO PERSPECTIVA DE FLEXIBILIDADE E DESIGN PEDAGÓGICO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.616-645.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p616-645.

Este estudo constitui uma construção teórica em torno da EaD seus tipos, metodologias e tecnologia, do currículo e suas diversas possibilidades de constituição experiencial, tendo o hipertexto como base para se pensar em perspectivas mais abertas e ampliadas para o desenvolvimento de práticas curriculares, principalmente, na EaD a partir da constituição de design pedagógico que possibilite o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da inventividade e, ao mesmo tempo, possam implicar os sujeitos no processo formativo. As discussões sobre o currículo propostas aqui não se circunscrevem apenas à EaD, pois a proposta de pensar o currículo sob a chave de análise da EaD e dos design pedagógicos que o conformam na ambiência on-line constitui um passo teórico importante no sentido de validar os caminhos próprios da EaD, demonstrando o quanto essa modalidade tem a contribuir para a Educação em termos de aportes teórico-metodológicos os quais podem ser integrados à educação presencial, seja pela via da importação, seja pela via da hibridização das modalidades na linha do blended learning. Portanto, este estudo é uma reflexão acerca das diversas possibilidades apresentadas pela EaD enquanto Educação mediada pelas tecnologias para um repensar das perspectivas de currículo e metodologia desenvolvidas no contexto da formação de maneira geral.

Palabras clave : Educação a distância; Currículo; Design pedagógico; Hipertexto; Tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )