SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2EDUCACIÓN A DISTANCIA Y CURRÍCULO: HIPERTEXTO COMO PERSPECTIVA DE FLEXIBILIDAD Y DE DISEÑO PEDAGÓGICOLA CUESTIÓN AMBIENTAL A PARTIR DE LOS "SIN DERECHOS": UNA LECTURA EN ENRIQUE DUSSEL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MARTINS, João Carlos Diniz  y  PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. ENSINO HÍBRIDO E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.646-672.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p646-672.

A cultura do hibridismo e da multimodalidade configura-se na convivência harmônica entre diferentes tecnologias analógicas e digitais, com momentos de interação em espaços presenciais físicos e online. O presente artigo trata sobre as possibilidades pedagógicas do modelo híbrido de ensino e a utilização de espaços multimodais em contextos educacionais gamificados e como a literatura sobre a temática apresenta o aluno diante desse contexto. Este estudo usa como metodologia a pesquisa bibliográfica, através de um processo de imersão no conhecimento existente e disponível sobre a temática para ampliar horizontes e inspirar novos estudos, fornecendo um marco de referências. O trabalho traz como principais contribuições científicas um estudo teórico bibliográfico significativo a respeito da personalização e descentralização dos espaços de aprendizagem que são possibilitadas pela utilização do hibridismo tecnológico e da multimodalidade, destacando conceitos, características e aplicabilidades e concepções a respeito do processo e do percurso cognitivo de aprender diante de um contexto social midiático onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) permitem uma nova configuração e designer do espaço educacional.

Palabras clave : Ensino; Aprendizagem; Descentralização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )