SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CURRÍCULO: HIPERTEXTO COMO PERSPECTIVA DE FLEXIBILIDADE E DESIGN PEDAGÓGICOA QUESTÃO AMBIENTAL A PARTIR DOS “SEM DIREITOS”: UMA LEITURA EM ENRIQUE DUSSEL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MARTINS, João Carlos Diniz  e  PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. ENSINO HÍBRIDO E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.646-672.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p646-672.

A cultura do hibridismo e da multimodalidade configura-se na convivência harmônica entre diferentes tecnologias analógicas e digitais, com momentos de interação em espaços presenciais físicos e online. O presente artigo trata sobre as possibilidades pedagógicas do modelo híbrido de ensino e a utilização de espaços multimodais em contextos educacionais gamificados e como a literatura sobre a temática apresenta o aluno diante desse contexto. Este estudo usa como metodologia a pesquisa bibliográfica, através de um processo de imersão no conhecimento existente e disponível sobre a temática para ampliar horizontes e inspirar novos estudos, fornecendo um marco de referências. O trabalho traz como principais contribuições científicas um estudo teórico bibliográfico significativo a respeito da personalização e descentralização dos espaços de aprendizagem que são possibilitadas pela utilização do hibridismo tecnológico e da multimodalidade, destacando conceitos, características e aplicabilidades e concepções a respeito do processo e do percurso cognitivo de aprender diante de um contexto social midiático onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) permitem uma nova configuração e designer do espaço educacional.

Palavras-chave : Ensino; Aprendizagem; Descentralização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )