SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA CUESTIÓN AMBIENTAL A PARTIR DE LOS "SIN DERECHOS": UNA LECTURA EN ENRIQUE DUSSELEL NECESARIO PARAMÉTRO DE IDENTIDAD PARA LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Cláudio Rodrigues da  y  DAL RI, Neusa Maria. PRINCÍPIOS EDUCATIVOS COMUNS E TRANSCENDENTES EM MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES: OWENISTAS, CARTISTAS BRITÂNICOS E MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.699-725.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p699-725.

Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa documental e bibliográfica, cuja finalidade foi a de analisar os projetos educativos dos owenistas, dos cartistas britânicos e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil. O principal objetivo do estudo foi verificar se há proposições educacionais transcendentes e comuns entre esses movimentos sociais. Verificou-se que há princípios comuns, tais como: a) elaboração e implantação de um projeto próprio de educação; b) crítica e/ou negação do ensino oficial estatal; c) implantação da gestão democrática nas associações e escolas dos movimentos; d) formação dos próprios educadores; e) articulação entre ensino e trabalho produtivo. Os princípios integram os projetos educacionais dos movimentos estudados, contribuem para a formação técnico-científica dos seus membros e para a veiculação de uma concepção de mundo concernente à classe trabalhadora.

Palabras clave : Educação e movimentos sociais; Educação e trabalho; MST; Cartismo; Owenismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )