SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2EDUCATIONAL AND TRANSCENDENT COMMON PRINCIPLES IN SOCIAL MOVEMENTS OF WORKERS: OWENITES, BRITISH CHARTISTS AND THE MOVEMENT OF LANDLESS RURAL WORKERSFOR A PEDAGOGY OF EDUCATIONAL EVALUATION: EPISTEMOLOGICAL ASSUMPTIONS, SOCIAL TESSITURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MIRANDA, José Alberto ANTUNES DE; BISCHOFF, Viviane  and  STALLIVIERI, Luciane. O NECESSÁRIO PARÂMETRO DE IDENTIDADE PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.726-747.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p726-747.

A educação superior tem recebido especial atenção por parte dos governos de países centrais que compreenderam a necessidade de incorporar um novo movimento que surge como resposta à globalização: a internacionalização da educação superior. Os dirigentes investem fortemente na definição de políticas públicas, com diretrizes claras e com metas estratégicas para internacionalização de suas estruturas tanto organizacionais quanto programáticas. O presente artigo objetiva aprofundar as reflexões sobre a necessidade da definição de parâmetros de identidade para a internacionalização da educação superior brasileira. O estudo realizado é de natureza qualitativa descritiva, desenvolvido por meio de consultas documentais e bibliográficas. O estudo evidencia a ausência de documentos governamentais que apresentem com clareza as diretrizes brasileiras para a educação internacional, e a necessidade da definição de parâmetros de identidade. Constata-se ações pontuais mais propositivas por parte do Brasil no âmbito de América Latina e na África ao longo dos últimos anos, onde é possível identificar a obtenção de padrões internacionais para os programas de pós-graduação, que formam uma dimensão internacional e intercultural para a pesquisa e o ensino, via ações do Ministério da Educação, porém ainda com baixa intensidade do Ministério de Relações Exteriores.

Keywords : Identidade; Internacionalização; Educação Superior; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )