SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3BOUGHT PRIVILEGES, EDUCATIONAL SEGREGATION, STATUS AND PRESTIGE: THE ROLE AND FUNCTIONS OF ELITE SCHOOLS AND ACADEMIC CURRICULA IN RELATION TO EDUCATION JUSTICE AND EQUALITYTALIS 2018 CONTRIBUTIONS TO THE KNOWLEDGE OF SOCIALLY JUST TEACHING PRACTICES IN SOME COUNTRIES OF IBEROAMERICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BOLIVAR, Antonio. UM CURRÍCULO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA QUE ASSEGURAO SUCESSO PARA TODOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.827-851.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p827-851.

Entendendo o currículo inclusivo no quadro de uma educação equitativa para todos, assumimos que garantir o sucesso educacional para todos implica repensar e desenhar os saberes indispensáveis que configuram a educação desejável para todos os cidadãos. Nesse contexto, as competências-chave para a vida (key competences for lifelong learning), adequadamente contextualizadas, supõem um novo quadro de referência para a seleção do que é considerado relevante, a partir da proposta francesa do “socle commun” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Uma teoria da justiça como equidade pode servir de base para tal proposta. Em terceiro lugar, consideramos que um currículo inclusivo não pode ficar limitado ao nível da sala de aula, tem que corresponder a uma resposta conjunta da escola. Finalmente, uma escola para a inclusão deve mobilizar o capital social ao serviço da melhoria, numa perspectiva comunitária.

Keywords : Currículo inclusivo; Justiça como equidade; Competências-chave; Sucesso para todos; Educação para a cidadania..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )