SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3PRIVILÉGIOS COMPRADOS, SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL, ESTADO E PRIVILÉGIO: PAPEL Y FUNCIONES DAS ESCOLAS DE ELITE E CURRÍCULO ACADÊMICO EM RELAÇÃO À IGUALDADE E JUSTIÇA EDUCACIONALAPORTACIONES DE TALIS 2018 AL CONOCIMIENTO DE LAS PRÁCTICAS DOCENTES SOCIALMENTE JUSTAS EN ALGUNOS PAÍSES DE IBEROAMÉRICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BOLIVAR, Antonio. UM CURRÍCULO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA QUE ASSEGURAO SUCESSO PARA TODOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.827-851.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p827-851.

Entendendo o currículo inclusivo no quadro de uma educação equitativa para todos, assumimos que garantir o sucesso educacional para todos implica repensar e desenhar os saberes indispensáveis que configuram a educação desejável para todos os cidadãos. Nesse contexto, as competências-chave para a vida (key competences for lifelong learning), adequadamente contextualizadas, supõem um novo quadro de referência para a seleção do que é considerado relevante, a partir da proposta francesa do “socle commun” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Uma teoria da justiça como equidade pode servir de base para tal proposta. Em terceiro lugar, consideramos que um currículo inclusivo não pode ficar limitado ao nível da sala de aula, tem que corresponder a uma resposta conjunta da escola. Finalmente, uma escola para a inclusão deve mobilizar o capital social ao serviço da melhoria, numa perspectiva comunitária.

Palabras clave : Currículo inclusivo; Justiça como equidade; Competências-chave; Sucesso para todos; Educação para a cidadania..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )