SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3PRIVILÉGIOS COMPRADOS, SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL, STATUS E PRIVILÉGIO: PAPEL E FUNÇÕES DAS ESCOLAS DE ELITE E CURRÍCULO ACADÊMICO EM RELAÇÃO À IGUALDADE E JUSTIÇA EDUCACIONALAPONTAMENTOS DO TALIS 2018 AO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS DOCENTES SOCIALMENTE JUSTAS EM ALGUNS PAÍSES IBEROAMERICANOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BOLIVAR, Antonio. UM CURRÍCULO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA QUE ASSEGURAO SUCESSO PARA TODOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.827-851.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p827-851.

Entendendo o currículo inclusivo no quadro de uma educação equitativa para todos, assumimos que garantir o sucesso educacional para todos implica repensar e desenhar os saberes indispensáveis que configuram a educação desejável para todos os cidadãos. Nesse contexto, as competências-chave para a vida (key competences for lifelong learning), adequadamente contextualizadas, supõem um novo quadro de referência para a seleção do que é considerado relevante, a partir da proposta francesa do “socle commun” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Uma teoria da justiça como equidade pode servir de base para tal proposta. Em terceiro lugar, consideramos que um currículo inclusivo não pode ficar limitado ao nível da sala de aula, tem que corresponder a uma resposta conjunta da escola. Finalmente, uma escola para a inclusão deve mobilizar o capital social ao serviço da melhoria, numa perspectiva comunitária.

Palavras-chave : Currículo inclusivo; Justiça como equidade; Competências-chave; Sucesso para todos; Educação para a cidadania..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )