SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3UN CURRÍCULUM INCLUSIVO EN UNA ESCUELA QUE ASEGURE EL ÉXITO PARA TODOS¿QUÉ CONOCIMIENTO PARA QUIÉN? ITINERARIOS ESCOLARES, DISTRIBUCIÓN DEL CONOCIMIENTO Y JUSTICIA ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MURILLO, F. Javier  y  HIDALGO, Nina. APONTAMENTOS DO TALIS 2018 AO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS DOCENTES SOCIALMENTE JUSTAS EM ALGUNS PAÍSES IBEROAMERICANOS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.852-879.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p852-879.

O estudo TALIS 2018 contém uma grande quantidade de informação sobre as capacidades e as práticas docentes de 48 países de todo o mundo, 7 deles da Iberoamerica. O objetivo do estudo a que se reporta este artigo foi conhecer as práticas de ensino socialmente justas de profesores Iberoamericanos usando esta base de dados. A partir do conceito de Justiça Social de Redistribuição, Reconhecimento e Participação foram selecionadas as questões que podem fornecer informação. A amostra é conformada por 22.816 docentes de Brasil, Chile, Colômbia, México, Portugal, Espanha e a Cidade Autónoma de Buenos Aires. Os resultados indicam, em primeiro lugar, que o conceito de práticas de ensino que o TALIS segue está muito distante de práticas socialmente justas. Nos dados que fornece constata-se uma grande diferença entre países, com a Colombia a ser o país que mais possibilidades tem de desenvolver estas práticas e Espanha o que menos tem. Há necessidade de uma mudança de foco no TALIS e nas políticas destinadas a promover um ensino social ente mais justo.

Palabras clave : Educação para a Justiça Social; Ensino socialmente mais justo; TALIS; Iberoamerica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )