SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3¿QUÉ CONOCIMIENTO PARA QUIÉN? ITINERARIOS ESCOLARES, DISTRIBUCIÓN DEL CONOCIMIENTO Y JUSTICIA ESCOLARTEIP EN EL ESPEJO: POLÍTICA PORTUGUESA PARA LA PROMOCIÓN DEL ÉXITO ESCOLAR BASADO EN LA JUSTICIA SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BAVO, Nazia  y  COELHO, Orquídea. PERTINÊNCIA E URGÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS (L1) E DO PORTUGUÊS (L2/LE) NO CURRÍCULO DOS ALUNOS SURDOS EM MOÇAMBIQUE. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.909-932.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p909-932.

Este artigo constitui parte de uma investigação doutoral, focada num estudo realizado numa escola regular inclusiva de Maputo, incidindo sobre a língua de ensino e de comunicação professor/aluno surdo. Apesar da Lei Constitucional (2004) reconhecer que o ensino de surdos deve realizar-se através da Língua de Sinais Moçambicana (LSM), essa premissa não vigora, pois o currículo dos alunos surdos, não contempla a LSM como língua de instrução, nem como língua primeira (L1), não prevendo também o ensino do português como segunda língua (L2) e/ou Língua Estrangeira (LE). Numa abordagem qualitativa, de análise documental de normativos legais e de análise de conteúdo de entrevistas realizadas com professores, analisámos o currículo proposto e os modos como é aplicado, constatando que a língua que medeia o espaço educacional é o Português, como língua hegemónica, de ensino e de comunicação. Os resultados evidenciam também que a LSM é uma língua de uso restrito e esporádico dos alunos surdos na sala de aula, o que coloca em causa o cumprimento e o respeito dos seus direitos linguísticos e conduz a práticas pedagógicas segregadoras, discriminação e exclusão nos ambientes educativos. Os professores destacam não terem formação adequada para trabalhar com alunos surdos e referem recorrer a gestos não estandardizados e à escrita no quadro como forma de tentar contornar algumas dificuldades. Numa lógica de articulação de Currículo e Justiça Curricular, concluímos, alertando para a pertinência e a urgência da regulamentação da LSM (L1) e do português (L2/LE) no currículo escolar dos alunos surdos em Moçambique.

Palabras clave : Currículo escolar e alunos surdos; Língua de Sinais de Moçambique (L1); Justiça Curricular e Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )