SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3PERTINÊNCIA E URGÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS (L1) E DO PORTUGUÊS (L2/LE) NO CURRÍCULO DOS ALUNOS SURDOS EM MOÇAMBIQUEA DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA - UMA POSSIBILIDADE DE MAIS JUSTIÇA CURRICULAR E SOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FRITSCH, Rosangela  e  LEITE, Carlinda. TEIP NO ESPELHO: UMA POLÍTICA PORTUGUESA PARA PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR FUNDADA NA JUSTIÇA SOCIAL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.933-962.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p933-962.

Este artigo analisa efeitos da Política Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), em curso em Portugal, como medida de promoção da aprendizagem e do sucesso escolar, a partir da caracterização do quadro político em que ocorre e de percepções de professores dos ensinos básico e superior, envolvidos nesta política. Metodologicamente, o estudo segue uma orientação qualitativa que utilizou documentos legais e entrevistas reflexivas com três professoras gestoras de Agrupamentos de Escolas da Região Metropolitana do Porto e três professoras do ensino superior da área da educação e com intervenção ativa nas políticas de gestão curricular e no programa TEIP. Os resultados indicam que os TEIP são uma política de discriminação positiva que se alinha, em seus princípios e propósitos, com os conceitos de justiça social e curricular e tem promovido, no contexto de escolas/agrupamentos de escolas, movimentos de mudança e mais-valias nos modos de pensar e atuar de professores e diretores. As melhorias no sucesso escolar têm acontecido gradativamente e convivem com limites que extrapolam o âmbito escolar. Nestas, identificam-se, no entanto, tensões entre a dimensão do cuidar, proteger, promover o desenvolvimento pessoal e social e promover o sucesso escolar.

Palavras-chave : Portugal; TEIP; Justiça social; Justiça curricular; Política educativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )