SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3TEIP NO ESPELHO: UMA POLÍTICA PORTUGUESA PARA PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR FUNDADA NA JUSTIÇA SOCIALLICENCIATURA EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM DIREÇÃO À CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA CURRICULAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CAVALCANTE, Valéria Campos  e  MARINHO, Paulo. A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA - UMA POSSIBILIDADE DE MAIS JUSTIÇA CURRICULAR E SOCIAL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.963-989.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p963-989.

Este artigo destaca a construção e o desenvolvimento de uma descolonização curricular assente em fundos de conhecimentos culturais e processos de recontextualização curricular aportados na diversidade de conhecimentos de uma comunidade quilombola. Teve por base uma pesquisa interventiva-colaborativa que assumiu como objetivo geral a construção e o desenvolvimento de currículos contra-hegemônicos, no sentido de possibilitar mais justiça curricular e social, em contextos caracterizados por vigorosas exclusões de várias ordens. O estudo envolveu alunos e professoras do Ensino Fundamental, estudantes e professores/pesquisadores do Ensino Superior. A vivência desse currículo permitiu extrapolar o currículo hegemônico engessado a legados epistemológicos do colonialismo, em que os alunos teceram suas práticas, a partir de redes de conhecimentos já existentes, ampliando saberes sobre a cultura da comunidade em que vivem. Permitiu o reconhecimento, a reconstrução e o fortalecimento de uma identidade cultural e promoveu uma motivação e uma participação mais ativa na construção das aprendizagens dos alunos, constituindo-se em uma possibilidade de mais justiça curricular e social.

Palavras-chave : Currículo; Justiça curricular e social; Escola quilombola; Descolonização curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )