SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3YOUTH AND ADULT EDUCATION IN THE POST-DEMOCRATIC ORDER: DISAPPEARANCE OF THE MODALITY AND INSTITUCIONAL INVIBILITYCURRICULAR CONFIGURATIONS OF GEOGRAPHY COURSES IN GEOGRAPHY, ACCORDING TO THE NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES (2002) FOR THE TRAINING OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ARAUJO, Kátia Costa Lima Corrêa de. POTENCIALIDADES DA TEORIA DO DISCURSO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (1996-2006): DEMANDAS, ANTAGONISMOS E HEGEMONIA. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1144-1169.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1144-1169.

Neste artigo, discute-se a potencialidade da teoria do discurso para análise do debate da política curricular de formação de professores (1996-2006), considerando demandas, antagonismos e hegemonia. Trata-se dos resultados de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi o debate da política curricular de formação de professores e os sentidos do Estágio Supervisionado (1996-2006). Em consonância com a teoria do discurso, defende-se a tese de que o referido debate é um campo de articulação discursiva e de disputas hegemônicas de significação em torno de projetos de sociedade, educação e currículo para a formação de professores. Especificamente identificam-se as demandas, os antagonismos e as disputas hegemônicas de significação nos documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e analisam-se os processos hegemônicos a partir da lógica da equivalência e da diferença nos documentos curriculares do Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Construiu-se um método de análise com base no arcabouço teórico da teoria do discurso de Laclau e Mouffe (1987), na perspectiva da problematização/desconstrução dos discursos, de modo a demonstrar como se opera a sua hegemonização.

Keywords : Política curricular; Formação de professores; Base comum nacional; Hegemonia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )