SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3CONFIGURACIONES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EN GEOGRAFÍA, DE ACUERDO CON LAS DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES (2002) PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LA EDUCACIÓN BÁSICALA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LOS CURSOS DE AGRONOMÍA DE LAS UNIVERSIDADES FEDERALES RURALES DE BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

DAMASCENO, Allan Rocha  y  PEREIRA, Andressa Silva. POLÍTICAS CURRICULARES: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1200-1218.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1200-1218.

Este artigo tem por objetivo analisar a política curricular no que se refere à modalidade Educação Especial no âmbito da formação nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de duas universidades públicas do Rio de Janeiro: UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Câmpus Seropédica e Campus Nova Iguaçu - IM/Instituto Multidisciplinar) e UFF - Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá/Niterói, Campus Santo Antônio de Pádua e Campus Angra dos Reis). O aporte teórico-metodológico se fundamentou na Teoria Crítica da Sociedade, com base em Theodor Adorno, além de outros teóricos no campo do currículo como Silva (1999) e Apple (2001), entre outros, que nos apoiaram no processo analítico/reflexivo/crítico sobre o currículo da modalidade Educação Especial nos cursos de licenciatura em Pedagogia nas universidades públicas investigadas. A coleta de dados baseou-se na análise documental das ementas/programas analíticos, no que tange à modalidade Educação Especial nas respectivas matrizes curriculares dos cursos que compõem o recorte da investigação. Os resultados indicam que as lutas ideológicas/políticas que perpassam as formas de seleção de certos conhecimentos no Ensino Superior visam a uma legitimação de saberes válidos/não-válidos correspondendo a um padrão uniforme e homogeneizador de currículo, no qual prevalecem mecanismos de regulação/dominação/fragmentação dos conhecimentos a serem difundidos como estratégia do capital refletindo interesses de grupos dominantes.

Palabras clave : Educação Especial; Formação; Currículo; Educação inclusiva; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )