SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3POLÍTICAS CURRICULARES: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MOREIRA, Cirdes Nunes  e  ARAUJO, Monica Lopes Folena. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE AGRONOMIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS RURAIS DO BRASIL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1219-1238.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1219-1238.

Neste trabalho foram analisadas as concepções de Educação Ambiental (EA) presentes nos projetos pedagógicos (PPC) dos cursos de Agronomia das Universidades Federais Rurais da Amazônia (UFRA), do Semiárido (UFERSA), de Pernambuco (UFRPE) e do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa evidenciou três situações distintas entre as instituições estudadas: uma delas com indícios de uma Educação Ambiental conservadora, desvinculada da natureza social, cultural e política; outra privilegiando um viés mais regionalista, com ênfase no desenvolvimento econômico e presença de alguns matizes de sustentabilidade, associados à busca da cidadania e justiça social; e nas outras duas, uma abordagem de Educação Ambiental integral, contextualizada do ponto de vista da complexidade que envolve as questões da sustentabilidade, inclusive da sua natureza social, cultural e política, uma delas apontando ainda a necessidade de contínua avaliação e reformulação da formação acadêmica do agrônomo, a qual demanda completa revisão dos currículos, favorecendo a atuação profissional crítica que considere os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Palavras-chave : Educação ambiental; Agronomia; Currículo; Universidades federais rurais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )