SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3LA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LOS CURSOS DE AGRONOMÍA DE LAS UNIVERSIDADES FEDERALES RURALES DE BRASILEDUCACIÓN MEDIA EN DISPUTA: TENSIONES COMPROMETIDAS ALREDEDOR DEL CURRÍCULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

TURCHIELO, Luciana Boff  y  ARAGON, Rosane. A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1239-1262.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1239-1262.

O paradigma do professor reflexivo visa superar a compreensão dicotômica da educação que separa o saber do fazer e a teoria da prática. Essa tendência busca romper com a prática prescritiva e instrumental ao potencializar as finalidades da reflexão na formação inicial e continuada como estratégia que aproxime a universidade da escola. O texto discute, analisa e detalha um estudo realizado sob essa óptica em uma formação de professores em um curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo relata uma pesquisa sobre o desenvolvimento do sujeito reflexivo, interpretado pela perspectiva construtivista da formação de “possíveis”. A análise foi realizada considerando categorias e descritores de níveis evolutivos de criação de novas possibilidades cognitivas. Os resultados indicam que a formação reflexiva pode ser evidenciada por reorganizações e reconstruções durante o processo reflexivo realizado ao longo do curso, em que os sujeitos problematizam e articulam conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas.

Palabras clave : Pensamento reflexivo; Pedagogia a distância; Teoria e prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )