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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SOUZA NETO, Alaim. ENSINO MÉDIO EM DISPUTA: TENSÕES ENGENDRADAS EM TORNO DO CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1263-1287.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1263-1287.

Este texto tem por objetivo problematizar algumas das tensões entre as políticas curriculares para o Ensino Médio na atualidade, a saber: a reforma do Ensino Médio e o lançamento da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se caracterizar quais disputas e interesses estão em jogo nessa virada educacional pós-golpe, bem como os seus impactos na escola, em uma perspectiva curricular. Metodologicamente, faz-se uma discussão teórica e sistematizada de caráter bibliográfico em torno de alguns conceitos do campo curricular, como disputa curricular e política curricular, em interface com o processo de formação humana que fica a cargo da escola de Ensino Médio. A discussão é acompanhada de uma análise documental, tomando como fontes duas políticas curriculares brasileiras que impactam no Ensino Médio, no período de 2016-2018: a Lei No 13.415/2017 - Reforma do ensino médio e a BNCC do Ensino Médio - 3ª versão. Para complementar a análise, valeu-se da leitura de outros documentos oficiais em vigência como a LDB No 9.394/1996, a Lei No 13.005/2014 e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2013). Entre os resultados, questiona-se a quem interessa a implantação dessa BNCC sem qualquer construção democrática em que pese a participação dos teóricos do campo curricular, professores e alunos, bem como apresentam-se algumas das tensões engendradas em torno do currículo e quais os possíveis impactos para a formação no Ensino Médio.

Palavras-chave : BNCC; Disputa curricular; Ensino Médio; Política curricular.

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