SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3HIGH SCHOOL IN DISPUTE:TENSIONS ENGAGED AROUND THE CURRICULUMLARGE SCALE EVALUATIONS AND INTEGRAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PIMENTEL, Álamo. PROSELITISMO PEDAGÓGICO E CONVERSÃO IDEOLÓGICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1288-1311.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1288-1311.

Em meio a um contexto político de declínio democrático no país, a imposição de um modelo educacional por meio da Reforma do Ensino Médio acirrou disputas políticas e produziu um debate marcadamente ideológico sobre a educação. Com o uso de filmes publicitários, o governo federal procurou responder críticas e “instruir” a população brasileira sobre aspectos da proposta reformista, entre esses, a divisão do ensino médio por áreas e a liberdade de escolha curricular. Por meio da análise de discurso com base em Mikhail Bakhtin (2003, 2009) e Michel Foucault (2000, 2009) e com as ferramentas de abordagem metodológica dos discursos a partir de uma perspectiva pós-colonial, conforme a acepção de Homi Bhabha (1998), este artigo busca destacar as marcas neoliberais e neocoloniais presentes na propaganda da reforma. Compreendendo a mídia como um dispositivo pedagógico (FISCHER, 2002), enuncia-se o proselitismo pedagógico, a conversão ideológica e a produção de hegemonia como objetivos das produções publicitárias sobre a Reforma. A ideologia é, aqui, concebida como potência discursiva geradora de modos de subjetivação e operadora de relações de saber/poder no âmbito das políticas culturais e educacionais.

Keywords : Mídia; Ideologia; Ensino médio; Educação; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )