SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3PROSELITISMO PEDAGÓGICO Y CONVERSIÓN IDEOLÓGICA EN LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA MEDIACAPITAL CULTURAL, LETRAS Y FÁBRICAS DE CULTURA EN SÃO PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos  y  SILV, Katharine Ninive Pinto. AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1312-1331.  Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1312-1331.

Este artigo trata de parte dos resultados de pesquisa que teve como problema saber qual o impacto das políticas de avaliação educacional para a melhoria da qualidade da educação, segundo as concepções dos sujeitos envolvidos no processo educacional, no contexto da Rede Estadual de Pernambuco. Neste artigo, buscamos evidenciar o que gestores, docentes e técnicos educacionais da Rede Estadual pensam sobre essas políticas de avaliação. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise documental e a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que o tempo integral e a opção pelo reforço escolar em torno das disciplinas que norteiam as avaliações em larga escala geram estreitamento curricular e se aliam a medidas de correção de fluxo escolar para garantir a melhoria dos resultados do estado de Pernambuco no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no cenário nacional, como referência de qualidade de ensino médio público.

Palabras clave : Ensino Médio; Educação Integral; Avaliação em larga escala; Qualidade da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )