SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3LARGE SCALE EVALUATIONS AND INTEGRAL EDUCATION IN HIGH SCHOOLTWO MODES OF TREATMENT OF LINGUISTIC HETEROGENEITY IN BRAZIL IN OFFICIAL CURRICULUM GUIDES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MONTEIRO, Heloisa Marcassa  and  RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira. CAPITAL CULTURAL, LETRAMENTO E FÁBRICAS DE CULTURA EM SÃO PAULO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1332-1348.  Epub Oct 28, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1332-1348.

Este artigo tem o objetivo de registrar os resultados obtidos na pesquisa de Dissertação de Mestrado do Programa de Educação: História, Política, Sociedade, intitulada Capital cultural e letramento: participantes do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo, de Heloisa Marcassa Monteiro. A pesquisa foi construída a partir de um referencial teórico pautado nas ideias de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e na Teoria do Letramento. A proposta foi compreender o Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, por um lado, como atividade de contraturno escolar e, por outro, como um espaço promotor de capital cultural. Ao desenvolver o conceito de capital cultural e sua incorporação pelas atividades do Projeto, analisou-se, também, a contribuição do aumento do volume desse capital para o letramento dos participantes. A pesquisa estabeleceu categorias de análise para compreender a incorporação do capital cultural como forma de desenvolver habilidades e competências definidas como importantes ao letramento. Pretende-se, assim, expandir as conclusões que possibilitaram afirmar a hipótese levantada durante a referida dissertação: o Projeto Espetáculo, do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, pode contribuir à superação dos déficits originários do capital cultural de jovens estudantes e, como consequência, promover melhoras no grau de letramento dos participantes.

Keywords : Capital cultural; Letramento; Sucesso escolar; Atividades culturais; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )