SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4O CURRÍCULO ENTRE O QUE FIZERAM E O QUE QUEREMOS FAZER DE NÓS MESMOS: EFEITOS DAS DISPUTAS ENTRE CONHECIMENTOS E OPINIÕESGÊNERO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: DO DIREITO ÀS INVENÇÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RANNIERY, Thiago. EDUCAÇÃO APÓS A INTRUSÃO DE GAIA: O QUE O QUEER TEM A VER COM ISSO?. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1436-1457.  Epub 27-Jan-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1436-1457.

Neste texto, inspirado pela formulação de Isabelle Stengers sobre a intrusão de Gaia, busco explorar relações entre política de currículo, ecologia, cosmologia e crítica queer em nossa era chamada de Antropoceno. A partir de intercessores da literatura e do teatro, argumento, por um lado, a possibilidade de existir experiência educacional por fora da retórica do primado do sujeito humano como projeto de formação do currículo no passo que, para tanto, insisto na necessidade de práticas queers que nos desloquem das formas habituais de pensar a política, a ecologia e a natureza. Mobilizo, assim, a imaginação cosmoecopolítica da ética bicha para perturbar as histórias esmagadoras do gêmeo tributário do sujeito da educação, o puído antropocentrismo, que, vai não vai, surge revigorado, confundido com a própria matéria do currículo. Ao fim, sugiro que política curricular está mais para um experimento de estar mundo, de criar mundos, de encontrar um mundo, de encontrar modos de estar em circuitos de forças de transfigurações alquímicas em que se desdobram trajetórias muito além - ou mesmo aquém - dos modelos humanistas de reconhecimento ou dos registros hiperintelingíveis usuais da normatividade e do Estado.

Palavras-chave : Cosmoecologia queer; Antropocentrismo; Humanismo; Política curricular; Intrusão de Gaia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )