SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4BODY, GENDER AND SEXUALITY IN THE CURRICULUM OF NUDITY: BETWEEN DENOUNCEMENTS AND RESISTANCES"IS THAT LIPSTICK TO COME TO SCHOOL?" AESTHETIC-METHODOLOGICAL DISPUTES IN CURRICULUM YARDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CARVALHO FILHO, Evanilson Gurgel  and  MAKNAMARA, Marlécio. MASCULINIDADES NOS CURRÍCULOS DE “TROPA DE ELITE” E DE “PRAIA DO FUTURO”. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1502-1522.  Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1502-1522.

O artigo toma como material empírico os modelos de masculinidades veiculados nos currículos de dois filmes brasileiros: “Tropa de Elite” e “Praia do Futuro”. Partimos do pressuposto oriundo do campo dos estudos culturais numa perspectiva pós-crítica em que o cinema é compreendido como um artefato cultural, portanto capaz de disseminar saberes e educar o seu público. O objetivo é analisar os diferentes modelos de masculinidades produzidos e visibilizados pelos currículos dos filmes. O argumento desenvolvido é que esses currículos operam de modos distintos a partir das representações de masculinidades de cada obra: a masculinidade hegemônica em “Tropa de Elite” e a masculinidade abjeta em “Praia do Futuro”. Concluímos que o cinema pode propiciar encontros potentes entre gêneros e sexualidades e o campo educacional, pois se por um lado um desses currículos reitera um modelo hegemônico hierárquico de masculinidade, por outro há vazamentos e escapes mais diversos e menos afeitos a normatividades.

Keywords : Currículo; Cinema; Masculinidades; Gêneros; Sexualidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )