SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4MASCULINITIES IN THE “ELITE SQUAD” AND “FUTURO BEACH” CURRICULUMCURRICULUM AND THE CONSTRUCTION OF A COMMON: INSURGENT ARTICULATIONS IN AN INSTITUTIONAL POLICY OF TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Iris Verena. “ISSO É BATOM PARA VIR À ESCOLA?” DISPUTAS ESTÉTICO-METODOLÓGICAS NOS PÁTIOS DO CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1523-1544.  Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1523-1544.

O artigo relaciona disputas políticas no campo do currículo aos enfrentamentos estéticos protagonizados por digital influencers negras no YouTube, ao tempo em que questiona a compreensão de currículo como conhecimento (MACEDO, 2017a). Recorre aos pátios escolares como espaço em que a diferença vaza, permitindo a formulação de proposições que escapam da “clausura metodológica” (ST PIERRE, 2017) insistindo na coerência entre a teoria pós-estruturalista e formas de fazer pesquisa que rasuram o “romance realista” (ST PIERRE, 2010). Aponta o enquadramento do outro nas políticas identitárias, como algo a ser evitado, pelo risco de sublimação da diferença (DERRIDA, 1991). Assim, o debate curricular sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira é lido a partir de instrumentos normativos que pautam a luta antirracista no ambiente escolar e, também, nos vídeos produzidos pela youtuber Gabi Oliveira, publicados no Canal DePretas, vistos como outra forma de produzir discursivamente o conceito de raça (BUTLER, 2004). O texto indica os pátios escolares e as publicações de youtubers como brechas para questionar o que conta como política antirracista nas disputas curriculares e estéticas. A partir da diferença, entendida como alteridade que escapa ao mesmo, o artigo tem o intuito de destacar as significações de escola, inscritas em corpos que ostentam cabelos black powers e batons afrontosos, que dialogam com os conteúdos produzidos no YouTube, indicando a permeabilidade dos muros da escola.

Keywords : Currículo; Diferença; Youtubers.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )