SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4"¿ES ESE LÁPIZ LABIAL PARA VENIR A LA ESCUELA?" DISPUTAS ESTÉTICO-METODOLÓGICAS EN LOS PATIOS CURRICULARESACCIÓN DE CONTRACONDUCTA EN EL PLAN DE ESTUDIOS PARA ENFRENTAR LA DISTORSIÓN EDAD-SERIE EN EL NEOLIBERALISMO: EL PROYECTO TRAJETÓRIAS CRIATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GABRIEL, Carmen Teresa. CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DE UM COMUM: ARTICULAÇÕES INSURGENTES EM UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1545-1565.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1545-1565.

Este texto tem por objetivo explorar o potencial político e analítico do significante “comum” na reflexão curricular contemporânea a partir da análise de uma política institucional de formação inicial e continuada de professores em desenvolvimento em uma universidade pública federal. Para tal, opera-se com as teorizações pós-estruturalistas, em particular as que se inscrevem na abordagem pós-fundacional, como defendida por Olivier Marchart, para a compreensão e o posicionamento nos debates em torno das políticas que movimentam fluxos de sentido de currículos de licenciatura e dos currículos escolares. Trata-se, mais particularmente, de focalizar, nessas políticas, os processos de significação que mobilizam o significante “comum” traduzindo os diferentes interesses em jogo. Em diálogo com as contribuições teóricas de Pierre Dardot e Christian Laval e na contramão das interpretações recentes produzidas no campo do Currículo sobre os sentidos e as mobilizações desse termo, propõe-se uma leitura outra, produtiva do significante “comum”. Na perspectiva aqui privilegiada, a ideia de construção de um comum apresenta-se como possibilidade de politizar o campo, superando binarismos e reconhecendo a força e o papel crucial da contingência nessas disputas. O artigo apresenta, em primeiro lugar, alguns usos do comum que vêm sendo hegemonizados nos estudos curriculares, bem como interpretações outras possíveis e disponíveis. Em seguida, tendo como campo empírico uma política curricular em curso, sublinha a potência heurística de um entendimento de comum que tem orientado a sua operacionalização e funcionado como verdadeira insurreição ou rede de resistência inventiva em tempos de desmonte do sistema público educacional no Brasil.

Palabras clave : Currículo; Comum; Formação docente; Pós-fundacionismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )