SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4CURRÍCULO Y CONSTRUCCIÓN DE UN COMÚN: ARTICULACIONES INSURGENTES EN UNA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMACIÓN DOCENTESENTIDOS PARA LA INTEGRACIÓN CURRICULAR EN REFORMAS RECIENTES DE LA ESCUELA SECUNDARIA: ENTRE ÁREAS DE CONOCIMIENTO Y LA ORGANIZACIÓN DISCIPLINARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila  y  GOULART, Ligia Beatriz. UMA AÇÃO DE CONTRACONDUTA NO CURRÍCULO PARA O ENFRENTAMENTO À DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: O PROJETO TRAJETÓRIAS CRIATIVAS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1566-1586.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1566-1586.

O artigo objetiva analisar possíveis ações de contraconduta operacionalizadas no currículo escolar, frente ao contexto neoliberal que estamos vivenciando no Brasil. Para isso, discutem-se brevemente as tendências neoliberais atuais do contexto brasileiro e analisam-se alguns movimentos de contraconduta desenvolvidos numa escola que adere ao Projeto Trajetórias Criativas. Tal Projeto pode ser caracterizado como uma invenção curricular para o enfrentamento à distorção idade-série e acolhe estudantes de 15-17 anos dos anos finais do Ensino Fundamental. Teoricamente o texto utiliza as discussões contemporâneas de Dardot e Laval acerca do que denominam a nova razão-mundo e do princípio político do comum. Opera-se ainda com o conceito de contraconduta dos estudos foucaultianos. A empiria abrange observações de atividades com estudantes e reuniões de planejamento com professores em uma das escolas, registradas em diário de campo. Como resultado da pesquisa, destaca-se a força das propostas que emanam dos estudantes e inventam um currículo em movimento que fissura o currículo tradicional, incluindo outras possibilidades de produzir o aprender. O movimento do dobrar e redobrar as propostas pedagógicas engendra forças que agem sobre elas mesmas, para criar múltiplos caminhos, ações abertas, constituindo singularidades. Compreende-se que esse movimento fortalece o princípio político do comum e funciona como contraconduta dos professores porque os afasta da conduta de ensinar e aprender esperada, nesses tempos neoconservadores. Em síntese: ao recusarem ser governados dessa forma colocam-se junto aos estudantes para inventar outros currículos que os tornem aprendentes e, nesse movimento, criam trajetórias próprias para aprender.

Palabras clave : Currículo; Distorção idade-série; Contraconduta; Neoliberalismo; Projeto Trajetórias Criativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )