SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4FORMACIÓN DE GERENTES ESCOLARES DE CEARAN EN EL CONTEXTO DE LAS ALIANZAS PÚBLICO-PRIVADASLOS BASTARDOS! O MANIFIESTO PARA PENSAR EM UM CURRÍCULUM AMOROSO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PACIEVITCH, Caroline; GIL, Carmem Zeli de Vargas; SEFFNER, Fernando  y  PEREIRA, Nilton Mullet. A VIDA COMO ELA FOI: PRODUZINDO RESISTÊNCIA NAS AULAS DE HISTÓRIA. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1626-1647.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1626-1647.

O presente artigo pretende abordar as aulas de História a partir de uma pesquisa constituída no fazer docente em estágio de formação de professores. Partimos da análise e observação de planejamentos e aulas desenvolvidos por estudantes de História dos últimos 4 semestres do curso de licenciatura, nas disciplinas de Estágio de Docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação Patrimonial. O objetivo consistiu em problematizar o currículo de História na escola básica através do que chamamos de práticas insurgentes. Tal concepção nos levou a pensar no conceito de resistência, tendo como interlocutores de escrita autores do campo da decolonialidade, da educação crítica e da filosofia da diferença. A partir daí, construímos um conceito de resistência vinculado à ideia de criação. Concluímos, portanto, que, nos tempos atuais, a radicalidade da crítica curricular inclui a ideia não de uma reatividade aos “tempos difíceis”, mas de uma resistência criativa, que faça transbordar o currículo a partir de um estudo do passado, problematizando o presente e criando abertura para novos futuros.

Palabras clave : Ensino de História; Resistências; Gênero; Patrimônio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )