SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4LA VIDA TAL COMO FUE: PRODUCIENDO RESISTENCIA EN CLASES DE HISTORIAPOLÍTICAS CURRICULARES PARA LA ENSEÑANZA SECUNDARIA/ENSEÑANZA MEDIA EN PORTUGAL Y EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Lêda Valéria Alves da  y  CHAVES, Sílvia Nogueira. ELES, OS DESGRAÇADOS! OU MANIFESTO PARA PENSAR UM CURRÍCULO AMOROSO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1648-1664.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1648-1664.

Neste texto manifesto, defende-se a ideia de que é possível pensar sobre um currículo para a Educação Ambiental que pense um currículo amoroso, encaminhe para outros movimentos, tirando da paralisia que gera apenas reclamações e palavras de ordem para o homem; um currículo que crie forças ativas contra as forças reativas. Pretende-se exercitar uma aproximação entre os conceitos de resistência (Antônio Negri) e de linhas de fuga (Gilles Deleuze), com o intuito de refletir sobre aquele currículo para a Educação Ambiental como resistência por meio daquelas vidas vistas como “menores”, “inúteis”. Assim, o que se deseja é inventar; pensar linhas de fuga; romper as linhas clássicas inscritas no currículo sendimentarizado. Talvez seja o momento de pensar no amor como um espaço de criação e resistência para imaginar outra Educação Ambiental. Pensar uma Educação Ambiental que potencialize a experiência e a vida. Criar linhas de fuga através das existências supostamente infames, buscando outras formas de existir e de agir quando se fala no ambiente. A ideia não é mudar os paradigmas, mas sair deles.

Palabras clave : Currículo; Educação Ambiental; Resistência; Linhas de fuga; Amor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )