SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4LOS BASTARDOS! O MANIFIESTO PARA PENSAR EM UM CURRÍCULUM AMOROSOLA LEY Nº 11.645/08 Y LOS TUPINAMBÁS EN LAS CLASES DE HISTORIA: LA VISIÓN DE LOS(AS) ALUMNOS(AS) Y LAS PERSPECTIVAS DE UNA NUEVA MIRADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VOIGT, Jane Mery Richter  y  MORGADO, José Carlos. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO/ENSINO MÉDIO EM PORTUGAL E NO BRASIL. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1665-1683.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1665-1683.

As mudanças curriculares, tanto em Portugal como no Brasil, são cada vez mais influenciadas por pressões transnacionais que exigem padrões mais elevados, implementação de uma cultura comum e uma educação que prepare para o mundo do trabalho, dando, assim, resposta a uma série de questões oriundas, essencialmente, do cenário econômico. Contudo, perante os aspectos referidos, bem como os recentes avanços científicos e tecnológicos, a educação não pode perder de vista a sua dimensão humana, vendo-se o Ensino Secundário/Ensino Médio compelido a criar condições para que os estudantes desenvolvam competências que os preparem para uma sociedade que se estrutura na base do conhecimento, se transforma a um ritmo cada vez mais intenso e se tornou mais complexa. Importa, por isso, averiguar o que pensam e como se posicionam os professores diante de tais mudanças. Assim, o objetivo deste texto é analisar as percepções de professores acerca das políticas curriculares no que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Brasil, e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em Portugal. O referencial teórico que fundamenta o estudo refere-se ao currículo e às políticas curriculares. De cariz qualitativo, a pesquisa contou com a participação de professores do Ensino Secundário/Ensino Médio, por meio de entrevistas realizadas nos dois países. Constatou-se que, para os professores portugueses, só agora as mudanças criaram condições para a participação das escolas nas decisões curriculares; para os professores brasileiros, a BNCC poderá ter uma função mais uniformizadora do que diferenciadora e emancipadora.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Currículo; Perfil do aluno; Políticas curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )