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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MELO, Maria do Carmo Barbosa de  e  PAULA, Carolyne do Monte de. A LEI Nº 11.645/08 E OS TUPINAMBÁS NAS AULAS DE HISTÓRIA: A VISÃO DOS(AS) ALUNOS(AS) E AS PERSPECTIVAS DE UM NOVO OLHAR. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1684-1710.  Epub 27-Jan-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1684-1710.

Neste artigo apresentamos as possibilidades de uma prática de ensino, desenvolvida no Laboratório de Ensino de História da Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Mata Norte, voltada para o ensino de história indígena, tendo o objetivo de promover uma educação intercultural e de contribuir com o processo de mudança apontado pela Lei 11.645/2008. A abordagem advém do resultado de certa experiência desenvolvida em sala de aula de uma escola de ensino básico sobre a leitura da obra literária de caráter cosmológico Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa, que nos permitiu conhecer a importância do estreitamento da Literatura com a História. A partir da leitura participativa da obra, os(as) educandos(as) responderam questões e produziram imagens. Analisando tais produções, considerando a teoria da recepção literária em que o leitor é protagonista no processo de leitura e as narrativas por meio da abordagem da teoria fundamentada nos dados, buscamos perceber como essa prática contribuiu para a promoção de uma educação intercultural e o desenvolvimento da criticidade histórica na perspectiva rüseniana.

Palavras-chave : Lei 11.645/2008; Ensino de História; Educação Intercultural.

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