SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4ANÁLISIS DE LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA Y DE LA IMPLANTACIÓN DE LA BASE NACIONAL COMÚM CURRICULAR EN EL CONTEXTO DE LAS POLÍTICAS NEOLIBERALESEDUCATIÓN INTEGRAL EN EL CONTEXTO DE LA BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

INDJAIAN, Maria Lucia. A INTERNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE GARANTIA DA QUALIDADE. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1739-1758.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1739-1758.

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma visão sobre como está ocorrendo o processo de internacionalização na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir dos anos de 1990, quando esta passa a ser utilizada como indicador de qualidade dos programas de pós-graduação que oferecem cursos de doutorado, pela política nacional de garantia da qualidade da pós-graduação, por meio da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação, realizada pela CAPES. Para tanto, o estudo se fundamenta em uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, que utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental, a análise de conteúdo e priorizou três níveis: o internacional, no âmbito da globalização dos anos de 1980; o nacional, por meio da política nacional de garantia da qualidade; e o individual, no nível das ações em colaboração internacional realizadas pelos programas de pós-graduação de Direito classificados com nível de excelência internacional na Avaliação Trienal CAPES de 2013. Os dados obtidos sinalizam no sentido de que a avaliação pode estar contribuindo para induzir o processo de internacionalização desses programas, mas não avalia a qualidade das ações e atividades realizadas; e na direção de que esses programas estão adotando duas estratégias complementares de internacionalização: uma direcionada para obter uma posição de destaque no mercado educacional internacional e outra voltada para o alcance de objetivos e benefícios comuns entre os países.

Palabras clave : Internacionalização; Direito; Pós-Graduação; Qualidade; CAPES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )