SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4EUROCENTRISM AND CURRICULUM: POINTS FOR NON-EUROCENTRIC AND DECOLONIAL CURRICULAR CONSTRUCTIONTHE DEVELOPMENT OF ACTIVE METHODOLOGIES IN BASIC EDUCATION AND EDUCATIONAL PEDAGOGICAL PARADIGMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FEDEL, Tiago Reus Barbosa  and  BEHRENS, Marilda Aparecida. PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA REPENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO ATUAL À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1808-1836.  Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1808-1836.

Este trabalho, realizado no grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP), tomou por objetivo investigar como os paradigmas educacionais influenciam e impactam a educação. Ao mesmo tempo, enseja uma reflexão sobre as contribuições do paradigma da complexidade na educação e, a partir dele, visam encaminhamentos para pistas formativas da docência nessa concepção. Assim, para uma compreensão maior do tema, foi proposto como problema: Considerando a influência e os impactos dos paradigmas na educação moderna e contemporânea, quais encaminhamentos podem ser traduzidos em construtos norteadores para contribuir com a formação docente a partir do paradigma da complexidade e dos desafios atuais na educação? O procedimento metodológico envolveu uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, que envolveu a análise e a exploração de proposições conceituais, a partir dos recursos bibliográficos pesquisados. Os referenciais teóricos, cujas proposições conceituais colaboram com esta pesquisa, são de autores engajados na investigação sobre os paradigmas educacionais e as práticas de ensino, como Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011, 2015), Weil (1991, 1993). A partir desse referencial teórico, pretendeu-se apontar os construtos sobre o paradigma da complexidade para desenvolver uma prática pedagógica que propicie outras formas de empreender o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado, a produção do conhecimento alcançou a finalidade de provocar um estudo e investigação em condições de apontar caminhos para a formação da docência, com base teórica nos princípios da complexidade na educação.

Keywords : Paradigmas educacionais; Papel da escola; Formação docente; Modelo tradicional; Paradigma da complexidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )