SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4EUROCENTRISMO Y CURRÍCULO: PUNTOS PARA LA CONSTRUCCIÓN CURRICULAR NO EUROCÉNTRICA Y DECOLONIALEL DESARROLLO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS EN EDUCACIÓN BÁSICA Y PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCATIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FEDEL, Tiago Reus Barbosa  y  BEHRENS, Marilda Aparecida. PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA REPENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO ATUAL À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1808-1836.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1808-1836.

Este trabalho, realizado no grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP), tomou por objetivo investigar como os paradigmas educacionais influenciam e impactam a educação. Ao mesmo tempo, enseja uma reflexão sobre as contribuições do paradigma da complexidade na educação e, a partir dele, visam encaminhamentos para pistas formativas da docência nessa concepção. Assim, para uma compreensão maior do tema, foi proposto como problema: Considerando a influência e os impactos dos paradigmas na educação moderna e contemporânea, quais encaminhamentos podem ser traduzidos em construtos norteadores para contribuir com a formação docente a partir do paradigma da complexidade e dos desafios atuais na educação? O procedimento metodológico envolveu uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, que envolveu a análise e a exploração de proposições conceituais, a partir dos recursos bibliográficos pesquisados. Os referenciais teóricos, cujas proposições conceituais colaboram com esta pesquisa, são de autores engajados na investigação sobre os paradigmas educacionais e as práticas de ensino, como Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011, 2015), Weil (1991, 1993). A partir desse referencial teórico, pretendeu-se apontar os construtos sobre o paradigma da complexidade para desenvolver uma prática pedagógica que propicie outras formas de empreender o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado, a produção do conhecimento alcançou a finalidade de provocar um estudo e investigação em condições de apontar caminhos para a formação da docência, com base teórica nos princípios da complexidade na educação.

Palabras clave : Paradigmas educacionais; Papel da escola; Formação docente; Modelo tradicional; Paradigma da complexidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )