SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4PRINCIPIOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE Y PARA REPENSAR EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN ACTUAL A LA LUZ DEL PARADIGMA DE LA COMPLEJIDADLA MIRADA DEL PROFESORUNIVERSITARIO SOBRE LA AUTONOMÍA DEL ALUMNO EM AMBINETES DE TECNOLÍGIAS DE APRENDIJAZE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

NOFFS, Neide de Aquino  y  SANTOS, Sidnei da Silva. O DESENVOLVIMENTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCACIONAIS. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1837-1854.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1837-1854.

Este artigo é um recorte de pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação: Currículo na linha de pesquisa formação de Educadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns procedimentos didáticos que servirão de referência para os princípios das metodologias ativas e sua articulação com o paradigma da educação que fundamenta a sua efetivação. Diante do atual cenário, algumas alternativas têm sido propostas, na dimensão das metodologias ativas de aprendizagem, por apresentarem um conjunto de princípios e de estratégias que buscam reconfigurar a ação docente e discente, a partir dos três paradigmas pedagógicos, a saber: o da instrução, o da aprendizagem e o da comunicação. Nesse sentido, a atuação do professor apresenta-se como um interlocutor qualificado, criando condições para que seus alunos adquiram autonomia intelectual e social, ressignificando os procedimentos e as informações de tal modo que possam descobrir o mundo que os rodeia visando a sua transformação. O trabalho desenvolveu-se no enfoque qualitativo e partiu de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como referência Rui Trindade, Ariana Cosme, Neide Noffs, José Manoel Moran, dentre outros. Esta pesquisa revelou que o modo de organizar e planejar a aula conhecida como convencional não mais atende às necessidades das crianças e dos jovens presentes na escola contemporânea. Propõem-se, assim, alternativas denominadas de metodologias ativas, em que o aluno se torna protagonista no processo de ensino, de modo a interagir ativamente com o espaço de aprendizagem.

Palabras clave : Paradigmas pedagógicos educacionais; Metodologias ativas; Formação profissional de educadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )