SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4THE DEVELOPMENT OF ACTIVE METHODOLOGIES IN BASIC EDUCATION AND EDUCATIONAL PEDAGOGICAL PARADIGMSCONFLICTS AND CONTRADICTIONS ON DIFFERENT CONCEPTIONS AND GUIDELINES FOR VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CRUZ, Wladia Bessa da; NASCIMENTO, Márcio Luis Ferreira  and  VIANA, Maria Aparecida Pereira. O OLHAR DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOBRE A AUTONOMIA DO ALUNO EM AMBIENTES DE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1855-1884.  Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1855-1884.

Este trabalho consiste numa investigação sobre o olhar dos professores do ensino superior de duas instituições públicas na cidade de Maceió em relação à autonomia do aluno. Objetiva investigar como o professor universitário percebe a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, visando ao uso de novas metodologias, das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e da integração com todos os participantes do curso. A verificação da existência dessa autonomia do aluno é um processo complexo, pois envolve vários elementos pessoais como: iniciativa, organização, motivação, interação com as partes envolvidas; e externos como: estrutura organizacional, currículo, metodologia utilizada, relação pedagógica, bem como o formato do sistema educacional. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. A partir da análise dos dados na perspectiva do professor, foram sugeridas mudanças no currículo, em novas metodologias como aprendizagem baseada em problemas, o uso do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Eles também citaram que as tecnologias podem ser usadas para ajudar nesse processo de aprendizagem, desde que os alunos tenham maturidade, responsabilidade e disciplina para usá-las, pois as mesmas podem também dispersá-los. Existe a necessidade de um aprofundamento do tema, pois pode-se entender que, embora tenhamos níveis de autonomia, não nos é possível sermos totalmente autônomos nesse processo de aprendizagem.

Keywords : Professor; Autonomia aluno; Ensino Superior; Processo de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )