SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4O DESENVOLVIMENTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCACIONAISCONFLITOS E CONTRADIÇÕES EM TORNO DAS DIFERENTES CONCEPÇÕES E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CRUZ, Wladia Bessa da; NASCIMENTO, Márcio Luis Ferreira  e  VIANA, Maria Aparecida Pereira. O OLHAR DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOBRE A AUTONOMIA DO ALUNO EM AMBIENTES DE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1855-1884.  Epub 27-Jan-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1855-1884.

Este trabalho consiste numa investigação sobre o olhar dos professores do ensino superior de duas instituições públicas na cidade de Maceió em relação à autonomia do aluno. Objetiva investigar como o professor universitário percebe a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, visando ao uso de novas metodologias, das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e da integração com todos os participantes do curso. A verificação da existência dessa autonomia do aluno é um processo complexo, pois envolve vários elementos pessoais como: iniciativa, organização, motivação, interação com as partes envolvidas; e externos como: estrutura organizacional, currículo, metodologia utilizada, relação pedagógica, bem como o formato do sistema educacional. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. A partir da análise dos dados na perspectiva do professor, foram sugeridas mudanças no currículo, em novas metodologias como aprendizagem baseada em problemas, o uso do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Eles também citaram que as tecnologias podem ser usadas para ajudar nesse processo de aprendizagem, desde que os alunos tenham maturidade, responsabilidade e disciplina para usá-las, pois as mesmas podem também dispersá-los. Existe a necessidade de um aprofundamento do tema, pois pode-se entender que, embora tenhamos níveis de autonomia, não nos é possível sermos totalmente autônomos nesse processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Professor; Autonomia aluno; Ensino Superior; Processo de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )