SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4LA MIRADA DEL PROFESORUNIVERSITARIO SOBRE LA AUTONOMÍA DEL ALUMNO EM AMBINETES DE TECNOLÍGIAS DE APRENDIJAZECREENCIAS DE AUTOEFICACIA EN LA EDUCACIÓN: REVISIÓN SISTEMÁTICA DEL PERÍODO 2007-2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BATISTA, Sueli Soares dos Santos  y  FREIRE, Emerson. CONFLITOS E CONTRADIÇÕES EM TORNO DAS DIFERENTES CONCEPÇÕES E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1885-1908.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1885-1908.

A história da educação profissional e tecnológica tem sido compreendida a partir do desenvolvimento das forças produtivas como estrutura fundamental das relações econômicas e, em menor medida, a partir das diversas concepções de educação, de trabalho e de cultura que os grupos sociais produziram em busca de seus direitos de formação e de inserção laboral. Este artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta autores que consideram os momentos e os movimentos que, de alguma forma, puderam questionar e relativizar as matrizes político-ideológicas e indicam a relevância dos estudos que recuperam as narrativas dos sujeitos, as contradições e os impasses que têm se contraposto a modelos educacionais hegemônicos. Este estudo busca contribuir para uma história da educação profissional e tecnológica em construção, apontando para uma concepção de história que supere a mera descrição de ações hegemônicas localizáveis na elaboração e na implementação de leis e de políticas educacionais, detendo-se sobre as relações entre juventude, trabalho e educação.

Palabras clave : Educação e trabalho; História da educação profissional e tecnológica; Juventude; Trabalho; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )