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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

COSTA, Elis Regina da  y  ASSIS, Maria Paulina de. CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NA EDUCAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DO PERÍODO 2007-2017. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.4, pp.1909-1929.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1909-1929.

RESUMO

Considerando a importância das crenças de autoeficácia no processo de ensino e de aprendizagem, o presente artigo propõe uma revisão sistemática das publicações de teses e dissertações sobre crenças de autoeficácia e educação apresentadas para defesa no período de 2007-2017, catalogadas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após análise a partir de critérios baseados na revisão sistemática, foram selecionados 92 trabalhos, sendo 30 teses e 62 dissertações, apresentadas em bancas de defesa em 33 universidades brasileiras, sendo 22 públicas e 11 privadas. Destacam-se com o maior número de trabalhos as universidades públicas das regiões Sudeste e Sul, sendo a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a com o maior número (26), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove trabalhos. Assim, cerca de 40% das pesquisas efetuadas no período estudado foram realizadas nessas duas universidades. A análise dos dados mostra um crescimento dos trabalhos a partir de 2014, sendo 2017 o ano com o maior número de defesas (22) no período considerado. Uma análise qualitativa preliminar destaca que a maioria dos trabalhos trata das crenças de autoeficácia docente, sendo as disciplinas Matemática, Física e Música as que aparecem como temas de pesquisa em vários trabalhos. Além disso, verificou-se a escassez de pesquisas sobre crenças de autoeficácia na educação familiar e de estudos de caráter quase experimental e experimental na construção de crenças de autoeficácia. Por fim, aponta-se a necessidade de intervenções e estudos desenvolvimentais que utilizem essa temática. Este trabalho mostra a importância da universidade pública no fomento à pesquisa sobre as crenças de autoeficácia na educação.

Palabras clave : Crenças de autoeficácia; Educação; Revisão sistemática.

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